Não é segredo pra ninguém que me acompanha aqui na Espaçonave que a Marie Forleo é uma das grandes inspirações e referências pro meu trabalho. Desde a minha matrícula na B-School (o programa online de empreendedorismo moderno dela), em 2013, meu trabalho e meu negócio cresceram muito e eu sou extremamente grata por ter a encontrado pela web. Por ter descoberto que existia um outro jeito de fazer negócios nesse mundo digital e que eu poderia investir nisso e, ao mesmo tempo, manter a integridade do que faço e os valores que acredito.

Pra quem não conhece a Marie ainda, ela é coach, palestrante, autora e host de série online, a Marie TV. Seu trabalho já recebeu destaque no The New York Times, CNN, Forbes, e ela já foi recomendada por gente como Tony Robbins, Timothy Ferriss, Kris Carr e Oprah Winfrey, que a definiu como “uma líder de pensamento para a próxima geração.”

Pelo terceiro ano consecutivo, eu fui esse ano a única embaixadora da B-School no Brasil e continuo contando pro mundo que esse programa existe! Porque ele mudou a minha vida e porque ele, literalmente, muda a vida de milhares de pessoas por ano, em todo o mundo. Esse ano a Marie foi imensamente gentil em encaixar um tempinho na agenda dela pra responder minhas perguntas borbulhantes sobre vida, trabalho, negócio, autenticidade, capitalismo, marketing e sucesso! E pra facilitar a sua vida eu te dou duas opções: você pode ler a entrevista na íntegra abaixo ou pode escutar a entrevista, comigo narrando. Fica à vontade!

Ah, e eu ia adorar que você deixasse sua opinião pra mim nos comentários lá embaixo. O que você achou? O que faz mais sentido pra você? O que talvez não faça tanto sentido assim? E se você achar que essa entrevista te ajudou de alguma maneira, me ajuda a espalhar? Quanto mais pessoas resolvem criar seus negócios respeitando seus valores pessoais, mais o mundo ganha! Você é parte dessa revolução!


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PRA OUVIR A ENTREVISTA, NARRADA POR MIM!


noun_45222_cc copyPRA LER A ENTREVISTA!

1. Na sua opinião, qual é a anatomia de um empreendedor moderno? Quais são, por exemplo, as cinco características mais importantes pra quem quer ter um negócio nos dias de hoje?

Habilidade em marketing e vendas: isso é tudo! Não importa o quão bom é o seu produto, serviço ou ideia, se você não é capaz de consistentemente atrair atenção, ganhar a confiança e fazer vendas, você não vai durar muito. A chave é aprender a arte e a ciência do marketing moderno, que está enraizada na transparência, generosidade, bondade e compaixão pelos outros.

Um desejo real de servir: não comece um negócio apenas para ganhar dinheiro, comece um negócio para fazer a diferença. Mude a vida das pessoas de alguma forma. Você não precisa salvar o mundo, mas você deve ter o compromisso de fazer algo maior do que você mesmo. Dinheiro é ótimo, mas se essa for a sua única motivação para iniciar um negócio, você não vai acabar tão feliz ou tão bem sucedido quanto poderia. A mesma coisa se a sua principal motivação é a fama, atenção ou poder. Esses sozinhos são objetivos vazios que, eventualmente, vão te deixar quebrado, em todos os sentidos da palavra.

Ter garra: começar a empreender e fazer um negócio que você possa se orgulhar crescer, dá muito trabalho. Serão muitos os momentos frustrantes e estressantes. Esses momentos não necessariamente vão embora quando você “chegar lá”. No entanto, quando você ama o que faz e ama as pessoas que você serve, todo o trabalho vale a pena! Mas você tem que ter garra – que é a perseverança, paciência e vontade de carregar essa história no longo prazo, por um bom tempo. Não romantize a jornada nem fique achando que está fazendo algo errado (só porque não está sendo fácil). Você tem que querer muito – você tem que acordar todos os dias com o compromisso de fazer progressos.

– Ser flexível: as ferramentas dos negócios modernos estão mudando rapidamente. Quinze anos atrás era necessário ser um desenvolvedor de web ou contratar alguém para criar um site para você. Agora é só arrastar e soltar com um clique de mouse, com aplicativos como Squarespace que te ajudam a criar um site moderno, atraente e funcional em poucos minutos. Há 10 anos o Instagram não existia. Agora é uma plataforma importante para se conectar com fãs e clientes em potenciais. Você não pode ficar parado – você deve estar disposto a mudar sua abordagem, se adaptar e evoluir.

– Um bom senso de humor: coisas dão errado todos os dias em um negócio moderno! Não importa quão bem você planeje, quão organizado você é ou o quão inteligente você pode ser – grandes coisas dão errado o tempo todo. Isso não muda com mais sucesso ou mais experiência. Na verdade, os problemas geralmente são amplificados. Se você não é capaz de rir de si mesmo ou gerar luz sobre os seus problemas, ou você vai ficar muito frustrado (e vai acabar desistindo), ou você vai ficar doente de tanto stress. Quando você estiver empreendendo, vai ser uma viagem selvagem, quer você goste ou não. Mas, você gostar ou não dessa viagem também só depende de você.

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Marie Forleo

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Marie TV

2. Qual é o papel da autenticidade, criatividade e vulnerabilidade no desenvolvimento de negócios modernos?

Hoje em dia, é tudo! Devido ao comportamento infeliz e antiético de corporações e líderes eleitos (em todo o planeta), nós, pessoas comuns, temos o nosso “radar de mentiras” ligado no máximo nos dias de hoje. Nós não vamos mais tolerar a desonestidade em qualquer nível, especialmente em empresas.

Isso é uma novidade para nós. Porque significa que empreendedores com grandes corações vão subir ao topo e definir um novo padrão para o futuro dos negócios.

Olha, todos nós queremos fazer negócios com marcas que realmente podemos confiar. Então você deve ser real, honesto e direto sobre quem você é, o que você faz e quem você serve. Você tem que ganhar a confiança do mercado e trabalhar duro para mantê-la. E quando você cometer erros (porque todo mundo comete), deve assumir a responsabilidade por eles e fazer o que for preciso para consertá-los.

A criatividade também vai desempenhar um grande papel porque as pessoas se entediam. O marketing sem graça é facilmente esquecido e as pessoas compram com o coração e não somente com seus cérebros. Portanto, você deve colocar tudo de si – a plenitude da sua humanidade – na mesa se quiser prosperar com um negócio agora ou no futuro.

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B-School

3. Muitos dos negócios de marketing digital hoje em dia são baseados em modelos e fórmulas. Como você aprende o que funciona nos negócios, mas injeta o seu próprio estilo e voz? Qual é o equilíbrio entre os dois?

Todos nós começamos de algum lugar e olhar para modelos e fórmulas para compreender o que funciona e o que não funciona, é um primeiro passo crucial na aprendizagem. Mas daí você deve ir mais fundo. Trabalhar para entender por que algo funciona, qual é a psicologia por trás disso? Marketing, em essência, é a aplicação da psicologia humana. Quando você domina o conteúdo e os fundamentos atemporais do marketing (que nós ensinamos na B-School), você pode, então, quebrar as regras e criar coisas completamente originais, à sua própria maneira.

Confiar apenas em modelos e fórmulas é perigoso. Não só porque parece falso (e porque é), mas também porque você vai se perder em um mar de “mesmos”, porque todo o seu marketing vai parecer e soar como todos os outros. As pessoas percebem uma cópia barata há milhas de distância.

4. Como você vê o capitalismo e empreendedorismo no futuro, em 10, 15 anos?

A tecnologia vai continuar a transformar a vida como conhecemos e, portanto, transformar totalmente o empreendedorismo. De Realidade Virtual, à Inteligência Artificial e a Internet das Coisas, o nosso mundo vai estar muito diferente em 15 anos.

No entanto, com mais tecnologia embutida em cada aspecto das nossas vidas, uma mudança fundamental no mercado vai acontecer, onde quase todas as empresas (independentemente do que vendem ou como vendem, seja off-line, on-line ou híbrido) terão de se tornar negócios baseados em “serviço” de alguma forma. Vamos desejar conexões mais humanas e reais e as empresas que puderem entregar esse nível de excelência, centradas nos seres-humanos e no serviço ao cliente, vão sair na frente. As marcas que vão prosperar no futuro vão se sobressair criando inacreditáveis experiências com clientes:  enraizadas na autenticidade, com um atendimento verdadeiramente interessado em ajudar e um serviço focado no coração.

Marie e Oprah

Marie e Oprah

5. O que é sucesso para você? Como você mede isso?

Sucesso para mim significa que eu estou acordando feliz em fazer o trabalho que faço e me sentindo orgulhosa da maneira como o faço. Naturalmente, eu meço uma parte do nosso sucesso empresarial em ganhos e lucros, mas a maioria do meu foco está em quantas vidas eu realmente mudei. Quão saudável, feliz, motivado e interessado o meu time está no dia a dia. Também o alcance e o impacto do nosso trabalho beneficente. E o quanto estamos nos divertindo! Verdadeiramente, estas são as métricas mais importantes para mim.

6. Como você acha que a B-School pode ajudar os empresários modernos brasileiros?

A B-School pode ajudar na educação de mais brasileiros para se tornarem forças para o bem, sem freio, pessoas que criam negócios que desempenham um papel crucial na cura do nosso mundo. E a gente faz isso ensinando ferramentas táticas, estratégias e conselhos essenciais para vencer no mercado moderno.

Nós não vamos mudar o mundo, a menos que a gente se una e use nossos talentos, recursos e ideias para dizer basta. Temos de construir nossos negócios não apenas para melhorar a nossa própria capacidade econômica, mas para defender nossos valores, nossas ideias e nossas maiores esperanças para o futuro – para nossas famílias, nossas comunidades e para o povo e este planeta.

Nós precisamos enviar uma mensagem poderosa de que há um novo tipo de negócio na área. Porque fazer negócios como de costume já não funciona mais.

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