Isso se parece com sua vida?

oficina-espaconaveVocê é um ator, músico, designer, escritor, arquiteto, cineasta, videomaker, profissional liberal, artista visual, chef, coach, artesão, produtor, jornalista, crafter, publicitário, ilustrador, artista, criativo, autônomo, empreendedor. Você é um fazedor de coisas. Coisas incríveis, coisas inovadoras, coisas inspiradoras. Coisas! Coisas que alegram, modificam, inspiram e iluminam o mundo e as pessoas.

Você tem ideias a todo momento. Várias. Zilhões. Você é uma usina delas, só não sabe como controlar a produção dessa fábrica. Falta foco. Você atira pra tudo quanto é lado. Você tem multipaixões e multitalentos e já percebeu que é bem bacana viver assim, mas não descobriu exatamente como. Aos olhos dos outros pode até parecer que você é instável, mas se olhar de pertinho, faz até bastante sentido. Você é apenas uma pessoa que tem múltiplos interesses e múltiplas qualidades. E uma enorme capacidade de adaptação também. Você é do tipo faça-você-mesmo e descobre como fazer. Um hacker da própria vida. Um aprendiz.

Você gosta de rotinas flexíveis, de ser dono do próprio nariz, de desenhar o plano de voo, mas também gosta de deixar um bom espaço para as surpresas que a vida tem a oferecer. Você tem planos gigantes, enxerga longe, mas não sabe exatamente como chegar lá. Você até tem certa noção de que rumo tomar, mas falta clareza e foco. Você cansou de viver na corda bamba. Você quer arregaçar as mangas e tomar as rédeas da sua vida nas suas próprias mãos. A hora é agora, não dá pra esperar.

Você já percebeu que tudo passa rápido demais e que não faz sentido investir seu tempo e sua (única!) vida em algo que você não ama e que não te dá prazer.

Dinheiro é importante sim (super importante, na verdade), mas você já sacou que ele é importante pra te permitir fazer as coisas que você ama fazer. Ele é só parte da equação, junto com um monte de outras coisas como ser feliz, mudar o mundo pra melhor, impactar as pessoas, expressar sua criatividade, criar relações verdadeiras, viver com significado e propósito, se educar, viajar e um monte de outras coisas mais.

oficina-espaconave-2Falando em dinheiro, você está aprendendo a lidar melhor com ele, mas sabe que tem um longo caminho a percorrer. Você até já entendeu que dinheiro e criatividade podem andar juntos sim, e que receber bem pelo seu trabalho não é “se vender”. Mas ainda falta descobrir como fazer isso se refeletir no seu dia a dia.
Falar sobre dinheiro, ganhar dinheiro, cobrar bem pelo que faz, tudo confortavelmente e de maneira abundante.

A linha que divide prazer e trabalho na sua vida é bem fininha e as coisas pulam de um lado para o outro sem nem pedir licença. Você começa trabalhando e quando vê está se divertindo. Ou começa se divertindo e quando vê, já virou trabalho. Você curte isso, mas não quer que o stress tome conta. Só vale a pena empreender se for pra viver melhor, não pior.

Você já entendeu que para ser valorizado, precisa antes se valorizar.

E você tem se esforçado bastante para fazer isso, diariamente, mas apesar de estar crescendo e evoluindo, às vezes você tem a sensação de que está dando voltas no mesmo lugar, correndo atrás do próprio rabo. Falta foco e resultados realmente inspiradores. De vez em quando você pensa nessa história de ter emprego fixo, carteira assinada, plano de saúde, férias pagas, 13º salário, mas aí você lembra do escritório fechado, com gente que não vê o mundo como você, fazendo trabalho sem graça, que não melhora o mundo… aí você esquece. Você tem aprendido um monte de coisas novas pra fazer o que precisa ser feito. Palavras como marketing, redes sociais, network, cadeia produtiva, pitch, empreendedorismo, produtividade já soam melhor quando saem da sua boca, mas às vezes você sente que a criatividade fica em segundo plano, atrás de planilhas de custo, contas a pagar, orçamentos, reuniões… Você já pensou em desistir. Sim, já, mas quando pensa na sua felicidade, sabe que o que te move não é só dinheiro. Você ama o que faz e não se vê sendo feliz fazendo outra coisa.

Espalhe amor! Share on Facebook3Share on LinkedIn0Tweet about this on TwitterShare on Google+0Pin on Pinterest0Email this to someone

7 RAZÕES DO PORQUÊ EU SOU A PESSOA CERTA PRA TE AJUDAR

RAZÃO + EMOÇÃO

Meus processos de trabalho e minha metodologia têm um misto equilibrado entre razão e emoção, cérebro e coração, assim como minhas experiências e aprendizados. Me dediquei (e ainda me dedico) a aprender um monte de coisas, e elas contribuíram pra construir um capital humano e criativo (quem eu sou, o que eu sei, o que eu vivi, que conheci) que acumula conhecimentos em arte, criatividade, comunicação, mídias sociais, desenvolvimento humano, marketing, branding, negócios, coaching, produção cultural, gestão de eventos, inovação, entre outros. E eu procuro manter os dois lados do cérebro funcionando a todo vapor, tudo ao mesmo tempo, pra alimentar a sonhadora e a fazedora que existem em mim.

IGUAL A VOCÊ

Eu falo de um jeito que você entende, não porque eu tento, mas porque eu sou igualzinha a você. E eu já passei (e ainda passo) pelas mesmas dificuldades que você, então eu sei o caminho das pedras. E você não vai me ver falando de um jeito que você não entende, só porque é mais chique, me faz parecer mais importante ou porque cria uma separação confortável entre a gente. Quanto mais próxima de você eu estiver, melhor pra mim. Acredite: eu tenho um interesse legítimo em que você realize os seus sonhos, porque cada artista ou criativo que consegue, fortalece o meu próprio sonho.

 

SEM BLÁBLÁBLÁ E SEM MIMIMI

Tudo que eu compartilho tem urgência e é pra colocar em prática, agora! Eu até acredito em teoria e conceitos, mas pra mim eles servem pra modificar minha vida e a forma como eu vivo, ou a sua vida e a forma como você vive. Não tem enrolação, e também não tem desculpa esfarrapada. O que tem é escutar o próprio corpo e a própria intuição, escolhas e consequências, mas isso já é outra história.

CONHECIMENTO + VIVÊNCIA

Eu não comecei agora. Na verdade eu comecei lá atrás e tudo que eu aprendi ou vivi foi pra chegar até o dia de hoje. (dica: você também!) Subir num palco pela primeira vez aos quatro anos de idade, me tornar uma artista profissional aos 14, produzir meu primeiro trabalho aos 24, fazer um MBA em Marketing, fazer mestrado em Londres, viagens e pesquisas… Já não é de hoje que eu venho descobrindo como ser uma artista/criativa mais sustentável…

 

APRENDIZ PRA VIDA TODA

Antes eu achava que isso era defeito, uma dificuldade de aquietar, mas hoje vejo que é, na verdade, minha vantagem competitiva! Eu sou uma curiosa de plantão, leio livros e mais livros sobre temas diversos, faço cursos, assisto palestras, sigo blogs e pessoas interessantes, decifro conceitos, tudo pra encontrar fagulhas que possam nos ajudar. Se houver um jeito novo de fazer as coisas, uma nova metodologia, um novo autor, uma maneira inovadora de pensar, eu vou pesquisar pra saber se vale pra gente e vou compartilhar com você.

CRIATIVIDADE SEMPRE

Você não vai me ver falando de um jeito sem graça ou insosso. Nem compartilhando formas caretas ou complicadas de fazer as coisas, só porque alguém disse que tem que ser assim. A criatividade é o filtro pelo qual eu enxergo o mundo e o alimento que me mata a fome. E o pensamento criativo (pensar o ainda não pensado) é a coluna dorsal da minha metodologia. Então, ela perpassa tudo o que eu faço, até mesmo quando preciso falar de coisas nem tão criativas.

 

FERRAMENTAS SÃO O BICHO

Eu sou fascinada por modos de fazer, métodos e melhores práticas, e toda vez que encontro uma ferramenta (um método, um canvas, um template, um blueprint, um guia, um exercício, um questionário…) que acredito possa ser utilizada pra alavancar negócios ou carreiras, ela vai pro meu portfolio pessoal, pra usar no meu próprio negócio, ou pra ajudar outras pessoas. Elas facilitam o entendimento das coisas, nos dão uma vantagem pra resolver um problema, clareiam o que precisa ser clareado, iluminam o pensamento. E são uma delícia de trabalhar e brincar. Ao invés de livros chatos de negócios, ferramentas! Divertidas, práticas, mão-na-massa, replicáveis, versáteis e adaptáveis ao seu jeito de ver as coisas.

 

Oficinas da Espaçonave