#vqvaovivo sobre marketing autêntico

Semana passada rolou o #vqvaovivo sobre marketing autêntico. Se você não viu ou quer rever, o vídeo está abaixo. E, como prometido aqui está o script da aula, pra colocar em prática:
- Por que não vender não é a solução?
- Por que, ao não vender, você está na verdade sendo egoísta (sorry!). - O que é o marketing autêntico? - Quais são os princípios do marketing autêntico?
- Exemplos de negócios que usam o marketing autêntico.
- Perguntas e comentários da galera.
PRINCIPAL PROBLEMA:
 
Enquete: em qual nível está o seu relacionamento com o marketing?
- Medo de vender:
"E se acharem que eu só penso em dinheiro?" "E se as pessoas se incomodarem com o que eu vendo." "E se eu ficar parecendo vendedor chato."
"E se eu ultrapassar os limites?"
- Justo, justíssimo! A gente quer provocar o bem e não o incômodo à nossa volta.
- Mas, sem venda, não há negócio. Todo mundo vende.
- Ao não vender você limita sua expressão criativa e não compartilhar o que tem/faz de melhor com o mundo. E o mundo precisa disso sim! Acredite!
- Se colocar como consumidor: exemplos de coisas legais que compraram e se essa pessoa não tivesse vendido, você não teria experienciado.
- Pensar ao contrário: o que você você tem pra vender que outras pessoas podem precisar?
DUAS OPÇÕES:
Opção 1:1) Você tem paixão / talento / ideia / habilidade / uma visão de mundo e sabe que pode impactar pessoas com isso. 2) Você deixa isso guardado na gaveta, porque tem medo de marketing. 3) Fim da história pro seu negócio.
Opção 2:1) Você tem paixão / talento / ideia / habilidade / uma visão de mundo e sabe que pode impactar pessoas com isso. 2) Mesmo ainda com medo e incomodado, você busca entender e aprender o marketing, a partir de uma visão humana, empática e com propósito.3) Através de experimentação, você encontra o seu próprio jeito de vender e falar do seu trabalho, de uma maneira que te deixe confortável e seja efetiva.4) Você impacta o mundo com sua mensagem, se coloca à serviço e, como consequência, cria um fluxo de dinheiro e abundância pra viver de maneira sustentável. 5) Não é o fim da história pro seu negócio.
CONCEITO:
 
- E se existisse um jeito de vender a partir do coração?
 
- Qual é a raíz do capitalismo? Troca!
“Marketing autêntico não começa com táticas ou estratégias, mas sim com o que é humano” - Fabianne Frederickson
- Marketing autêntico = servir as pessoas vs Marketing tradicional = vender para as pessoas.
- Qual é o principal recurso do marketing autêntico = pessoas = feito por pessoas = feito para pessoas.
- O total oposto é o marketing deceptivo. Ex: Mad Men, 50’s, 60s - A informação não era moeda recorrente. E era usava de forma a manipular as pessoas.
- Marketing autêntico tem a ver com inspiração, é dar pesinho. Mostrar o que há do outro lado do muro pra que a própria pessoa tome a decisão consciente de que quer pular! E, mesmo se ela não pular, é preciso que ela saiba que pode conquistar tudo aquilo, pelo próprio esforço, de outras maneiras.
- "Persuasão é facilitar a tomada de decisão do outro lado. Não é manipulação". - Bruno Romano
- São os nossos valores que guiam nosso negócio. Não o dinheiro. O dinheiro é consequência. As estratégias servindo ao coração.
- Se o marketing é colocado a serviço dos nossos valores, ele é capaz de empoderar e comunicar a nossa verdade. - Se ele é a bússola do negócio, ditando todas as estratégias, independentemente se o seu coração diz sim pra elas ou não, você acaba não encontrando o seu norte verdadeiro. Só tá seguindo norte alheio. E é como se estivesse viajando na viagem do outro.
- Estratégias a serviço do humano. - Não existe marketing autêntico sem negócio autêntico. Não dá pra usá-lo apenas como estratégia, ele deve estar a serviço do propósito do negócio. PERGUNTAS A SE FAZER: - Sua galera consegue ler através do seu marketing? - Eles conseguem perceber suas reais intenções? - Você está usando estratégias de venda baseada apenas na venda ou processos orientados para as pessoas e o serviço? - Você tá empurrando os produtos ou serviços goela abaixo ou está tentando construir valor e confiança? - O porque você faz o que faz está permeando toda a comunicação do negócio? - Você está repetindo fórmulas ou está hackeando as regras e estratégias ao seu favor? - Você de fato acredita no que está vendendo? ANATOMIA DO MARKETING AUTÊNTICO - Amor e Propósito (acreditar no que faz e no que diz e colocar o porque como mais importante do o que se vende de fato). - Humor e humanidade (o que é muito perfeito faz desconfiar). - História e emoção (tocar e inspirar as pessoas é a melhor forma de vender). - Personalização e linguagem (transformar o discurso pra sua linguagem e da sua galera) - Contexto (mostre pra audiência porque aquilo é relevante naquele ecosistema específico). - Conteúdo (você deve inspirar e educar, mesmo quando vende). - Específico, transparente e claro (é preciso facilitar a vida da audiência, falta de informação pode ser interpretado negativamente, como falta de seriedade). - Empatia, conexões verdadeiras (mostrando que você reconhece a humanidade do outro). - Persona (autenticidade, presença, voz, nuances, ritmo, confiança, entusiamo) - Design e experiência (como as coisas são, aparentam e como funcionam). - Entrega e qualidade (não adianta só vender, tem que entregar até mais do que o prometido). - Empoderamento e consciência (dar pezinho e não fazer o cara se sentir um lixo se não comprar).
- Consistência (o propósito deve perpassar toda a comunicação).
"Hoje, existe um dilema entre ganhar dinheiro vendendo coisas para preencher os desejos imediatos ou não ganhar com as necessidades mais profundas. Não precisa ser assim. O ser humano sempre está em busca de equilíbrio. Por isso a publicidade, hoje, vende calma (porque vivemos estressados), natureza (porque estamos perdendo contato com o que é natural). A questão é ver o que as pessoas não tem, o que estão querendo e dar isso a elas. Este será o século em que venderemos as coisas que as pessoas realmente precisam e não o que elas apenas querem.” Alain de Boton
ESTUDOS DE CASO: 
 
- Pessoas são diferentes e elas vão experiências outras pessoas e marcas de maneira diferente. Você não precisa gostar das pessoas ou marcas que eu vou citar, apenas olhe com olhos de aprendiz, hackeando cada exemplo.
- Minhas referências
Amanda Mol
Larusso HelpScout Chico Rei Ciro Bottini Encontro com Propósito Fred Delboni Gary Vaynerchuck Marie Forleo Paul Jarvis Perestroika
Tuli Me.
- Criar uma lista de exemplos pessoais.
- Desafio usando a hashtag: vqvaovivomktautentico
ALGUMAS REFERÊNCIAS http://paulaquintao.com.br/uma-conversa-sobre-marketing-digital-por-paula-quintao/ http://recalculandoarota.com.br/vender-com-verdade/
OUTRAS INFOS: Pra saber mais sobre a Marie Forleo e a B-School: http://capp.ai/bschool17-1 Pra saber sobre o Decola! LAB: http://www.decolalab.com.br Pra se inscrever na Mensagem de Bordo: https://www.espaconave.com.br/mb Quer saber mais sobre o Londres com a Rafa no #cidadesparacriativos: contato@espaconave.com.br
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